São Paulo – Terras Altas da Mantiqueira, 2.000 km de Honda Lead

Texto e fotos: Alexandre Dupont

Em duas semanas rodei 2.000 km. Sampa-Rio pela Dutra, 400 km de estradinhas de terra, pedra e lama na Mantiqueira. E depois rolês 1.100 km em estradas de asfalto e terra no sul de Minas.

O roteiro

Para as Terras Altas foram 1.128 km rodando primeiro Trecho – Sampa _ Nitereoi pela Dutra, depois Niteroi – Itamonte, Dutra e BR 354, em minha opinião a BR354 é uma das estradas mais lindas do Brasil, repleta de Curvas, e sobe até a Garganta do Registro, divisa de RJ e MG, na entrada do Parque Nacional do Itatiaia. Em seguida tomei a  BR-485, também chamada de Rodovia das Flores e Estrada dos Lírios, de terra e em péssimo estado.

A BR-485 está localizado o ponto mais alto de todas as rodovias federais do Brasil, a 2460 metros acima do nível do mar. Este ponto fica situado logo após o acesso para o morro da Antena, entre a portaria 3 (conhecida como “Posto Marcão”) do Parque Nacional de Itatiaia e o abrigo Rebouças. A partir deste ponto, há uma pequena estrada vicinal de 1,4 km que leva até o topo do morro da Antena, onde há uma estação de rádio da Eletrobras Furnas, a 2662 m. Assim, este pequeno acesso que sai da BR-485 leva ao ponto mais alto que é possível atingir no Brasil utilizando-se um veículo comum.

E a LEAD foi lá!!! No mais frio do Rio de Janeiro, menos 6,9 graus Celsius. Nada impediu a Lead, nem estrada ruim off-road, repleta de buracos e pedras, nem frio negativo, muito menos a altitude. A Lead saiu-se vencedora.

Carrego o mesmo peso e o mesmo volume de “tralhas” que costumo carregar na minha F800 GS. E a Lead é muito estável no off-road, mesmo bem carregada (120 kgs de carga) e mais eu (que peso 90 kgs). O consumo é surpreendente – média de 40 km/l.

Meu objetivo foi mostrar que motos de baixa cilindrada e baixo custo podem fazer muitas aventuras, igual – quase – ao que faz uma super BMW. Não ficou nada a dever, olha que eu tenho uma BMW F800 GS e andei com ela em cada buraco. Sinceramente, estou pensando em ir muito longe com minha Honda Lead.

Não perca a próxima aventura! Honda Lead rodando pelo Sul do País – 2.400 km em quatro dias.

Dive Tech

Anúncios

Um comentário em “São Paulo – Terras Altas da Mantiqueira, 2.000 km de Honda Lead

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s